26/07/2006

O poder do Marketing Viral

Marketing Viral é o tema mais controverso do marketing moderno. Eu tentei fazer minha monografia de graduação sobre o assunto e não consegui. Mas prometo que um dia ainda publico um trabalho acadêmico sobre o tema. Enquanto isso não acontece transcrevo abaixo o artigo "Como transformar seu produto em mania", obtido na revista HSM Management (ed. 48, janeiro-fevereiro 2005), escrito por Jean-Luc Cyrot, Christian Urdl e por Ignacio Garcia Alves, executivos da empresa de consultoria Arthur D. Little.

Quando se fala em Marketing Viral (ou Epidêmico), logo se pensa em baixos custos e elevadas taxas de disseminação. Isso vem de encontro a um grande problema que os profissionais de marketing estão enfrentando hoje em dia. "De um lado, os consumidores são bombardeados com mensagens de vendas e começam a ignorar totalmente a publicidade. De outro, os orçamentos de marketing de todas as empresas estão minguando."

O que é interessante é que hoje em dia não é possível saber se uma ação viral é fruto do acaso ou uma estratégia de marketing bem sucedida, criada para "infectar" propositalmente a mente dos consumidores. Segundo o artigo, o Marketing Viral se baseia em quatro pontos: achar a idéia certa, escolher os melhores multiplicadores, descobrir o melhor modo de transmissão entre eles e os outros, e fazer uma difusão otimizada.

"Quando, por que e como se inicia o processo em que essas pessoas começam a espalhar mensagens de marketing que ajudam uma empresa a aumentar suas vendas? É aí que entra em cena o que chamamos de Marketing Viral: trata-se da estratégia que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas."

Para os autores, o efeito da rede de transmissão é o impulsionador mais conhecido de Marketing Viral. "Ele é extremamente poderoso: segundo a lei de Metcalfe, numa rede de mil participantes, há 499,5 mil interações possíveis. A evolução foi incrível nessa área. Em 1900, as pessoas se comunicavam regularmente com 10 a 20 pessoas (ou pessoalmente ou por meio de cartas); em 1990, com 50 a 100 pessoas graças à telefonia fixa; e, em 2000, com 100 a 300 pessoas graças à telefonia fixa e móvel e à Internet."

A empresa que ainda não considera mídias alternativas na propagação de suas idéias, está trilhando o caminho do "lugar comum". O Marketing Viral é o remédio para o crescimento das retenção de clientes, para o aumento do retorno sobre o investimento em Marketing e para descoberta de novos mercados de atuação.


0 COMENTÁRIO(S):

Postar um comentário

Recent Posts

2018 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2017 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2016 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2015 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2014 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2013 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2012 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2011 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2010 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2009 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2008 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2007 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2006 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez
2005 | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

Categories

Unordered List

Discoteca

Ricardo Vignini e Zé Helder - Moda de Rock Coldplay - Viva la Vida or Death and All His Friends João Gilberto - Millenium Franz Ferdinand - Franz Ferdinand

Gameoteca

Marcadores

DC-B 2005—2018 DANIEL CASTELO BRANCO. A reprodução do conteúdo original deste blog é permitida de acordo com as diretrizes do Creative Commons. Todas as imagens de filmes, séries e demais marcas registradas pertencem aos seus respectivos proprietários. Créditos de criação e desenvolvimento podem ser conferidas nas propriedades da página. Qualquer dúvida ou reclamação entre em contato por e-mail.

Revistoteca

Os Mortos-Vivos (Vol. 5) - A Melhor Defesa Batman - O Filho do Demônio Superman #1 - Os Novos 52 Watchmen - Volume 4 Batman #73 - A Origem do Demônio Superman #73 - Estrelando a Liga da Justiça Bizarra! Watchmen - Volume 3 Homem-Aranha #83 - Um Novo Dia!

Biblioteca

Inferno - Uma Nova Aventura de Robert Langdon Bussunda - A Vida do Casseta A Nova Desordem Digital A Dança dos Dragões O Festim dos Corvos As Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas A Fúria dos Reis O Restaurante no Fim do Universo

Seriadoteca

Narcos - 1ª Temporada Hatfields & McCoys Homeland - 1ª Temporada Falling Skies - 1ª Temporada

Cinemateca

007 Contra Spectre Vingadores - Era de Ultron O Juiz Guardiões da Galáxia O Homem de Aço Phometheus O Ditador O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida

Fototeca

DANIELCASTELOBRANCO.COM.BRDANIELCASTELOBRANCO.COM.BR
Scroll To Top