Ir ao cinema não está fácil. É tanto lixo que fico triste. Como sempre a saída é correr atrás de DVDs. E se for um clássico, melhor ainda. Pensando assim aluguei O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972) e O Poderoso Chefão: Parte II (The Godfather: Part II, 1974), somando-se 371 minutos dentro do universo da máfia italiana.
O filme mostra a saga da família Corleone contada pelo aclamado diretor Francis Ford Coppola e o roteirista Mario Puzo. Aliás, o roteiro é o que há de melhor em O Poderoso Chefão. O filme que deu origem a série ganhou 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando), recebeu ainda 8 indicações. A Parte II da série venceu 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Robert DeNiro), Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Além disso recebeu ainda outras 5 indicações.
O Poderoso Chefão se tornou um mito, repleto de momentos históricos para o cinema. Exemplo: o tiroteio na barraca de frutas, o assassinato no restaurante, Don Vito no canteiro de tomates com seu neto, a seqüência de Michael na Sicília e muitas outras. Depois de 25 anos, as cenas parecem ainda mais reais, percorrendo os corredores da memória dos cinéfilos.
Comparando o original com a continuação, gostei mais do primeiro filme. A presença de Don Vito Corleone (Marlon Brando) fez muita falta na continuação. No primeiro filme o expectador sente-se ávido por partidarismos - comuns em filmes entre o bem e o mal. Mas em O Poderoso Chefão não há bandido e nem mocinhos. Todos vivem uma justiça paralela, controlada pela máfia italiana. Uma versão "alto luxo" da realidade de nossas favelas brasileiras. Aliás, a corrupção parecia tão impregnada que induzia a um pensamento irremediável. Assim como no Brasil. Dessa forma, é impossível não traçar paralelos.
Ao final do filme O Poderoso Chefão: Parte II, fiquei pensativo. Todas as críticas que leio falam que esse é o melhor trabalho da série. Contabilizando Oscar, a Parte II também vence por 6 a 3. Até em duração ele vence, com 200 minutos contra 173 do original. Enfim, todos os indicadores apontam que a Parte II é a melhor. Mas vou morrer tendo a certeza que nunca irão lançar uma continuação melhor que o original. É só lembrar de "Matrix", "Star Wars", "Exterminador do Futuro", e por aí vai. Abaixo as continuações!!! Viva a originalidade!!! Sabe do que lembrei agora... Rambo I, II, III, IV, V, VI, VII,...
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.
DC-B 2005—2018 DANIEL CASTELO BRANCO. A reprodução do conteúdo original deste blog é permitida de acordo com as diretrizes do Creative Commons. Todas as imagens de filmes, séries e demais marcas registradas pertencem aos seus respectivos proprietários. Créditos de criação e desenvolvimento podem ser conferidas nas propriedades da página. Qualquer dúvida ou reclamação entre em contato por e-mail.
0 COMENTÁRIO(S):
Postar um comentário